fbpx
Escolha uma Página

Direção defensiva é o ideal para evitar acidentes nas estradas

O juiz Washington Timóteo Teixeira Neto, em atuação na 37ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, manteve a justa causa aplicada a um motorista de caminhão multado por manusear celular enquanto conduzia o veículo em rodovia estadual.

Por isso, é importante sempre ficar alerta com seu comportamento ao volante, para que acidentes possam ser evitados. Vamos elencar algumas boas dicas e práticas para uma direção defensiva, que previne inconvenientes e acidentes enquanto se dirige.

Atenção ao limite máximo de carga

Além de desgastar mais o equipamento, o excesso de carga prejudica o funcionamento dos freios e a estabilidade do caminhão, o que o torna mais suscetível a causar acidentes.

Utilização do farol alto

O farol é projetado para iluminar o maior espaço possível da faixa de asfalto, mas, o problema deste equipamento é que direciona a luz para um nível acima do farol baixo. Com isso, ele ofusca a visão de motoristas que estiverem a frente do caminhão ou no sentido oposto. O farol alto só deve ser usado em situações nas quais isso não ocorra.

Ultrapassagens só em local permitido

Ultrapassar em local proibido é uma das atitudes que mais gera acidentes graves nas estradas. No caso dos caminhões, a atenção nas ultrapassagens precisa ser redobrada, já que se trata de um veículo que carrega muito peso e tem menos agilidade do que um carro de passeio.

Pausas periódicas durante as viagens

Emendar entregas umas nas outras e virar a noite dirigindo costuma ser a forma dos frotistas de otimizar o tempo e ganhar mais dinheiro, mas isso pode resultar em sono e cansaço excessivo, por isso, é aconselhável pausas periódicas durante as viagens.

Cuidado redobrado com pista molhada

A pista molhada costuma ser traiçoeira, podendo gerar muitos acidentes. Por isso, se começar a chover, reduzira drasticamente a velocidade e tenha muita atenção à estrada e aos outros carros.

Já falamos sobre outros cuidados que você pode ter com seu caminhão e sobre os tipos de pneu e qual o ideal para o seu caminhão.

Continue conosco para muito mais do mundo dos caminhões e das estradas!

Fonte sobre o juíz e a justa causa retiradas do Blog do Caminhoneiro.

Share This